Hoje é comemorado o bicentenário da Independência. Passaram-se 200 anos, desde que Dom Pedro I pronunciou seu famoso discurso às margens do Rio Ipiranga, localizado na atual São Paulo. Em celebração a essa marca foi trazido pela primeira vez de Portugal, o coração de Dom Pedro I, conservado em formol para ser exposto no Itamaraty em Brasília.

 

Um marco tão significativo, hoje prestigiado por todos os cidadãos brasileiros, é comemorado com desfiles e festivais promovidos em todo o país. A Prefeitura de Jequitinhonha, também participou das celebrações e contou com a presença da Polícia Federal, Tiro de Guerra, Escolas Municipais, bandas locais, dentre outros. 

 

O desfile foi destaque pela decoração festiva, utilizando as cores nacionais, verde e amarelo. As apresentações chamaram atenção das famílias presentes, que assistiram, ouviram e prestigiaram esse dia tão importante para a população brasileira. 

 

História da Independência 

O processo de Independência do Brasil se deu bem antes de 1822. No início do século XIX a família real portuguesa veio ao Brasil no intuito de fugir das tropas francesas. Com a chegada da família diversos aspectos, culturais, econômicos e sociais mudaram na colônia, trazendo muito da Europa ao país tropical. 

 

No entanto, as mudanças determinantes para a proclamação da Independência surgiram no começo do reinado de Dom Pedro I. As cortes portuguesas exigiram a mudança das principais instituições criadas no Período Joanino para Portugal, o envio de mais tropas para o Rio de Janeiro e a volta do príncipe para Portugal. 

 

A partir dessas imposições e do tratamento rude de Portugal com o Brasil, movimentos foram feitos a fim de conseguir a Independência. A ordem de retorno de Dom Pedro I á Portugal veio como um pedido imediato, e reforçou a ideia de separação, a carta onde se encontrava a exigência foi entregue a Maria Leopoldina, que rapidamente encaminhou a Dom Pedro I, que estava em viagem a São Paulo. 

 

Ao receber a mensagem, o príncipe se encontrava próximo ao Rio Ipiranga e imediatamente teve a reação de decidir pela separação do Brasil com Portugal. Que nessa data tão importante os cidadãos brasileiros lembrem da importância da pátria e de sua história. 

Feliz dia da Independência do Brasil! 

 

W. Comunicação Digital 

Jornalista Ana Beatriz Toyota



Referências: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm