O setembro amarelo é uma campanha de escala mundial que visa conscientizar a população sobre as doenças psicológicas e prevenir o suicídio. De acordo com um estudo da OMS realizado em 2019, só no Brasil cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, isso dá em média a marca de 38 mortes por dia. 

 

Estima-se que quase 100% dos casos de suicídio se deram pela falta de acolhimento psicológico adequado à essas pessoas. Por isso, não só nesse mês, mas em todos os dias do ano é importante ressaltar a existência de unidades de saúde mental á disposição da população, como no caso do CAPS.

 

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma unidade de acolhimento especializada destinada às pessoas com sofrimento mental severo e persistente. Foi criado pelo Governo Federal em 2002 visando o tratamento não-hospitalar de maneira eficiente através do atendimento humanizado de uma equipe multiprofissional trabalhando pelo paciente.

 

Conheça o trabalho feito no CAPS

Uma das responsáveis pela coordenação do CAPS Infantojuvenil de Jequitinhonha, a psicóloga e especialista em saúde mental, Caroline Quaresma detalha as atividades do centro, “Contamos com um auxílio multiprofissional, trabalhamos com acolhimento humanizado, atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas, dentre outras intervenções”.

 

Conforme a especialista, o CAPS é uma instituição de portas abertas, portanto não precisa de encaminhamento para ser acolhido. Basta procurar uma unidade, de preferência com auxílio de um acompanhante. A psicóloga declara, “Posteriormente faremos uma avaliação para identificar se há demanda para o serviço, ou se será necessário encaminhamento para outro local de referência.

 

Os demais casos, como leves e moderados, são acompanhados pela Atenção Primária de Saúde, logo, os postos de saúde do município contam com um profissional da psicologia para o suporte necessário.

 

Quando devo procurar ajuda?

A especialista em saúde mental, Caroline Quaresma, mais uma vez afirma: ”Destaco que o cuidado com a saúde mental é tão relevante quanto o cuidado com a saúde física. Sendo assim, ao perceber sinais de alterações intensas e frequentes nos comportamentos e/ou sentimentos que comecem a prejudicar as atividades da vida diária, busque ajuda.

 

Onde posso encontrar uma unidade em Jequitinhonha?

O CAPS Infantojuvenil está localizado na Rua Dr. Olinto Martins, 222, Centro. Telefone para contato é: (33) 99845-3037. O CAPS I na Rua João Pinheiro, 205, Unicampo. Telefone para contato: (33) 37412839.

 

Os horários de funcionamento são das 07h às 17 horas e em caso de emergência é recomendado buscar as demais unidades de saúde, como o hospital. Ainda para casos de crise é possível ligar para o CVV (Centro de Valorização à Vida) o número é 188 e conta com um atendimento 24h com pessoas capacitadas que irão ouvir sem críticas ou julgamentos. Falar ainda é a melhor opção.

 

W. Comunicação Digital 

Jornalista Ana Beatriz Toyota