Na próxima semana, de 8 a 12 de setembro, o artesanato e o design brasileiros chegam a Paris, na França, para participar da Maison & Objet, uma das principais feiras internacionais de decoração, design e estilo de vida. Nesta edição, a Casa Bonita, em parceria com a ABUP - Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, reúne trabalhos de designers e artesãos do Ceará, Amazonas e Minas Gerais.

 

“Nosso objetivo é fortalecer a cadeia do feito a mão no Brasil, país que se sobressai pela diversidade de técnicas e materiais. A ideia é apresentar estes trabalhos, estreitar relacionamentos e gerar novos negócios a partir do potencial criativo brasileiro”, revela Cecília Rima, diretora e curadora da Casa Bonita. 

 

Esta é a primeira vez que as peças da artesã cearense Evanilce de Souza, mais conhecida como Nequinha, participam de uma feira internacional. Ex-agricultora, Nequinha começou a trançar a palha de carnaúba durante um projeto de inovação artesanal realizado pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro em 2018. Por não conseguir reproduzir fielmente os desenhos propostos pelos designers do projeto, ela ganhou destaque ao persistir em suas próprias criações com formas irregulares e abstratas. 

 

Sua criatividade ganhou força quando ela se uniu à designer e diretora criativa do Estúdio Avelós, Zizi Carderari, que enxergou um grande potencial e estimulou a criação de novas peças. “Fui sugerindo o uso de novas técnicas de trançado até então não utilizadas por ela. Com isso, ela criou um estilo próprio, o que lhe garantiu prêmios e lhe deu a chance de representar o artesanato cearense em diversos eventos de design e decoração pelo país”, afirma Zizi.  

 

A recém-lançada Coleção Raízes do Vale traz potes, vasos e outros utensílios desenvolvidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, com exclusividade para a Casa Bonita. Idealizada por Lucas Lassen, fundador e diretor criativo da Paiol, a criação da coleção contou com os artesãos, Cecília Rima, o fotógrafo e influenciador digital Lufe Gomes, além do próprio Lucas. “Neste tipo de projeto, o objetivo é fortalecer a relação das artesãs com o mercado de atacado, o que lhes permite fornecer para grandes varejistas, gerando renda de forma recorrente e contribuindo com a manutenção e preservação dos saberes artesanais tradicionais”, revela Lucas Lassen, que atua no ramo há 21 anos.

 

A seleção de trabalhos que viaja para Paris conta ainda com a Coleção Buriti e Japiim, do designer Sérgio Matos em parceria com comunidades indígenas e ribeirinhas do estado do Amazonas. Também conta com uma coleção de pratos da artista carioca radicada em São Paulo, Cris Conde, que apresenta pinturas que exploram o universo feminino em cerâmicas e porcelanas. Seus pratos podem ser decorativos, pendurados na parede, mas também podem formar aparelhos de jantar artísticos e cheios de personalidade. 

 

Por fim, a Coleção Realça, de Enzo Sobocinski, feita com exclusividade para a Casa Bonita, enfatiza a criação de novas peças a partir de matrizes cerâmicas pré-existentes. Com produção manual, as alças de xícaras são coladas uma a uma, e sua repetição cria um ritmo cadenciado na contextualização de uma linguagem inédita e surpreendente. Possui quatro desenhos diferentes, cada linha apresenta os vasos de porcelana biscuit em três alturas diferentes. "Realça" é também um trocadilho, um duplo sentido. Faz alusão ao ritmo dos elementos que se repetem nas peças e criam composições distintas entre si, realçando qualquer ambientação.

 

A Maison & Objet 2022 acontece no Centro de Exposições Paris-Nord Villepinte, localizado em Villepinte, perto do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, França. O evento integra a Paris Design Week, que acontece de 8 a 17 de setembro. Mais informações (em inglês ou francês):https://www.maison-objet.com/en/paris

 

Informações para Imprensa 

Bacuri Comunicação | Angelo Miguel

[email protected]

(11) 98437-9422 (WhatsApp)

www.bacuricomunica.com