Depois de muitas reclamações, indicações e até mesmo audiências na Câmara Municipal de Jacinto, a COPANOR iniciou, nesta quinta-feira (29), uma série de visitas aos distritos da cidade, para apurar as condições de água e saneamento dos locais, fator muito presente nas reclamações apresentadas ao Legislativo. 

O primeiro local visitado foi o distrito de Conceição. Lá, o supervisor de empreendimentos Wilton Pereira, o coordenador administrativo Flávio Campos e o encarregado operacional Vanez Cardoso visitaram a caixa de captação e armazenamento de água do distrito. Após colherem uma amostra da água para análise em laboratório, puderam constatar as dificuldades enfrentadas pelo servidor responsável pela distribuição para realizar a manutenção da estrutura. Viram a pouca quantidade de água na caixa, insuficiente para atender aos moradores locais. Em vista disso, os funcionários da COPANOR seguiram para um novo local de captação de água e comprovaram a eficácia desse novo local, que, mesmo na época da seca, ainda possui uma boa quantidade de água. 

Partindo de Conceição, a equipe da COPANOR chegou ao distrito de Jaguarão. Lá, puderam comprovar a veracidade das denúncias apresentadas à Câmara Municipal de Jacinto, referentes à péssima estrutura do local, como a presença de mato nas partes internas do local de captação, cercas derrubadas e o péssimo serviço de limpeza local.  

Depois, seguiram até a antiga barragem que abastecia o distrito. Porém, a mesma já atende aos moradores de um outro distrito, Jacobina, e não daria conta dos dois distritos. Sendo assim, a COPANOR garantiu a abertura de um poço artesiano, com toda a documentação disponível para que, juntamente com a barragem, esse poço venha a atender a população de Jaguarão em épocas de estiagem. 

Os vereadores Pabiana Souza, presidente da Câmara, e Rawlinson Vieira, vice-presidente, acompanharam a equipe da concessionária de água e consideraram positivo o posicionamento da empresa, que garantiu tomar providências para resolver a questão da distribuição de água nos distritos, mesmo nas épocas mais secas. Pabiana considerou que os distritos estão bem amparados e espera que a escassez de água fique no passado.  

Rawlinson, por sua vez, diz ver com bons olhos a efetividade das ações tomadas pelo Legislativo jacintense em prol de seus distritos, garantindo o direito dos cidadãos por um abastecimento digno de água.