Ao verificar uma denúncia na cidade de Almenara, na Região do Vale do Jequitinhonha, a Polícia Militar flagrou uma rinha de galos, onde foram apreendidos nove animais, todos com sinais de maus tratos. O dono da casa onde funcionava o evento ilegal, Joel Ferraz de Andrade Filho, foi preso. 

A partir da denúncia, os militares foram até a Rua Ascânio Ibassay, 569, Bairro Cidade Nova. O local era muito frequentado. Normalmente, segundo a denúncia, havia uma grande aglomeração no local em determinadas horas do dia. Eram os apostadores. 

Segundo o sargento Avilmar, o dono da casa franqueou a entrada dos policiais. No interior da casa, nada incriminatório. No entanto, nos fundos desta, várias gaiolas, com nove animais adultos e 11 pintos, além de uma rinha. 

Joel informou que era criador de galos combatentes e que a rinha era apenas para treiná-los. No entanto, seis dos animais estavam com as esporas cortadas e outros três bastante machucados: nas asas, coxas e costas. 

O caso está sendo encaminhado para o Juizado Especial e o proprietário foi multado em 500 UFEMG, que correspondem a R$ 1.855,80, como é previsto pela lei de abuso e maus-tratos a animais.