criação do serviço de hemodiálise nos municípios de Aimorés (Vale do Rio Doce), Almenara (Vale do Jequitinhonha) e outras cidades da região foi tema de audiência pública na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima terça-feira (3/12/19). A reunião aconteceu no auditório do andar SE. O requerimento para sua realização é do deputado Doutor Jean Freire (PT). 

De acordo com informações do gabinete do deputado, “além do tratamento exaustivo, os pacientes renais precisam viajar por horas e em estradas precárias, inclusive despavimentadas, até outros municípios da região, para conseguir atendimento. Em Almenara, os pacientes precisam viajar cerca de 130 quilômetros até Itaobim. Para os pacientes da região de Aimorés, a distância é ainda maior: 167 quilômetros até Governador Valadares, onde o serviço é ofertado”. 

Ainda de acordo com o gabinete do Doutor Jean Freire, essa realidade torna essencial a criação do serviço de hemodiálise nessas cidades. 

Foram convidados a participar da reunião o prefeito de Almenara, Ademir Costa Gobira, o prefeito de Aimorés, Marcelo Marques, e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva. 

Emenda impositiva de bancada com recursos no valor de R$ 1,5 milhão dentro do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) foi apresentada pela deputada Celise Laviola (MDB) durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (3/12/19). 

A reunião discutiu a instalação do tratamento de hemodiálise nas cidades de Aimorés (Vale do Rio Doce) e Almenara (Vale do Jequitinhonha). A deputada ressaltou que o referido recurso da emenda será utilizado na instalação do tratamento em Aimorés, com o compromisso do deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG) de complementar essa verba por meio de emenda parlamentar caso o recurso não seja suficiente. 

O prefeito de Almenara, Ademir Costa Gobira, ressaltou que o centro de hemodiálise em Itaobim (Jequitinhonha) já está com a capacidade de atendimento ultrapassada. “As emendas estão nos sustentando. Não dá pra viver assim. O Hospital Deraldo Guimarães não pagou nem o décimo terceiro de 2018 aos funcionários. A prefeitura teve de assumir a anestesia e ortopedia do hospital. Mas isso não é nossa obrigação, estamos assumindo o que o governo estadual não está cumprindo. É uma situação triste que os prefeitos estão vivendo”, lamentou. 

O deputado Doutor Jean Freire (PT) destacou o sofrimento dos pacientes que precisam se deslocar para fazer o tratamento, enfrentando estrada até três vezes por semana e precisando de acompanhamento cerca de 12 horas por dia. “Não vamos vender a ideia de que isso será feito com certeza. Não vamos brincar nem mentir com as expectativas de vocês. Mas estamos na luta”, reforçou. O presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), endossou a fala do colega. “Precisamos fazer algo bem-feito, com o pé no chão”, completou.