No dia 20 de novembro de 2019 a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 19º Batalhão, apoiou o Projeto Consciência Negra realizado pelos professores e alunos da Escola Estadual Madre Serafina em Itambacuri, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. 

A data homenageia o Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade e mais tarde voltou para sua terra natal e se tornou o líder do Quilombo dos Palmares, falecendo no dia 20 de novembro de 1695. 

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. 

O dia 20 de novembro permite-nos refletir, ainda, sobre o preconceito e racismo que os negros sofrem em nosso país e o apagamento da cultura afro-brasileira, que devem ser repreendidos em observância aos direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana, resguardados pela Polícia Militar de Minas Gerais.