Até certo tempo atrás, problemas de trânsito eram restritos às grandes metrópoles. Atualmente, porém, estes problemas chegaram às médias e pequenas cidades.

Almenara, no Vale do Jequitinhonha, é um exemplo disso. Motoristas, motociclistas e, principalmente pedestres, enfrentam, diariamente, desafios para chegarem ao local de trabalho e para retornarem para suas casas.

Um dos principais problemas enfrentados era a falta de sinalização das vias, problema parcialmente resolvido com a chegada dos semáforos e mudança de mãos de algumas ruas, que passaram a ser apenas de mão única. Porém, o problema persistiu, com a falta de placas sinalizando onde era permitido e onde era proibido estacionar, fazendo com que muitos automóveis, caminhões, ônibus e outros veículos estacionassem em qualquer lugar, gerando transtornos para a população.

Procurando solucionar esta questão, a prefeitura de Almenara encomendou a confecção e instalação de placas sinalizadoras nas principais vias da cidade, buscando otimizar o trânsito e facilitar a vida dos cidadãos almenarenses.

Espera-se, com a chegada destas placas, uma melhoria no trânsito da cidade, e a prevenção de acidentes.