O distrito de Santana de Araçuaí, pertencente ao município de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, se prepara para receber a 12ª Feira de Artesanato, que será realizada nos dias 19, 20 e 21 de julho.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Ponto dos Volantes, em parceria com a Associação dos Artesãos de Santana do Araçuaí.

Na feira, há a exposição dos artesãos locais, que apresentam seus vários tipos de artesanatos. É uma iniciativa que visa colocar cada vez mais o distrito de Santana do Araçuaí no roteiro cultural do Vale do Jequitinhonha e mostrar para o país a riqueza cultural do Vale.

Para o prefeito Leandro Santana, esse evento é importante para que os turistas possam, além de apreciar e comprar o autêntico artesanato do Vale do Jequitinhonha, possam também, apreciar diversas comidas típicas da região e assistir a shows musicais durante o período da feira. A atração musical fica por conta da banda Pegada Boa e dos cantores Gabriel Lenner e Frank Aguiar e Artistas Locais.

Sobre o distrito:

Santana do Araçuaí, distrito de Ponto dos Volantes, fica a 11 km da sede da cidade ligada pela rodovia MG – 646. Em 2004, ficou conhecida no mundo inteiro devido à sua produção de artesanato de barro, através da artesã Isabel Mendes da Cunha que foi premiada pela UNESCO, e no ano seguinte recebeu a Ordem ao Mérito Cultural do governo Federal, em reconhecimento a sua ação em favor da cultura brasileira. Em 2013, foi homenageada pela então Presidente Dilma Rousseff durante a abertura da exposição “Mulheres Artistas Brasileiras”, e, em 2015, recebeu a Medalha da Inconfidência, homenagem (in memoriam) do governo do Estado de Minas Gerais aos mineiros de destaque que contribuíram com o desenvolvimento do Estado e do País.