Foi sancionada, pelo prefeito de Almenara, Ademir Gobira, a Lei Municipal 1,530, aprovada em plenário da Câmara de Vereadores, no dia 10 de abril de 2019, que proíbe a cobrança abusiva de taxa de esgoto que vinha sendo praticada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e sua terceirizada, a COPANOR, no município que cobrava taxa de 90% de tratamento de esgoto. 

Esta lei atende a um anseio da população, que se via as voltas com contas de água absurdamente altas, devido a taxa de esgoto, que abrangia 90% da tarifa de água, sem, no entanto, registrar melhorias nos serviços de tratamento de esgoto. 

Com a nova lei, pessoas que recebem benefícios sociais terão a taxa de esgoto diminuída para 10% do valor do consumo de água, enquanto os demais contribuintes terão a taxa reduzida para 40%. 

A aprovação e sanção desta lei demonstram o compromisso do Legislativo almenarense e do Executivo para com a população, que se via refém de uma taxa abusiva, cujos serviços cobrados não eram executados como se deveria.