A Associação Cultural e Carnavalesca de Almenara - ACCAL, Associação Comercial de Almenara,  Prefeitura de Almenara com o apoio da Câmara Municipal de Almenara realizaram nos dias 02, 03 e 04 de março de 2019, a primeira edição do Carnaval de Rua de Almenara.

Tudo começou quando há três anos, um grupo de amigos reuniram e resolveram sair fantasiados pelas ruas de Almenara, criando assim o primeiro Bloco de Rua “Vigia Que Eu Vou” e que serviu de inspiração para criação dos demais blocos.

Assim, a ACCAL foi fundada em 2018,  para garantir segurança e condições necessárias para que todos os blocos possam desfilar pelas ruas de Almenara e que os custos não fossem repassados aos foliões, além de organizar e dar visibilidade a todos os blocos existentes atualmente em Almenara: Vai toma no chevette, Uai Mainha, A mais famosa, Império, Capim Mexeu - Pau na preá,  Entrometeu, Bloco Só Nós, Amigos da Rua e muitos outros blocos anônimos. 

O Carnaval teve como atrações musicais artistas locais: Renatinho Mineiro, Alican Sena, Bomba Bahiana, Marcos e Pablo, Márcio Rogério, Paula Santos e o baiano Alexandre Tô Bacana. 

Assim, o carnaval de Almenara foi um sucesso e, em 2020, promete ser muito melhor - uma festa voltada para o folião e sempre inclusiva e aberta a todos.