Em uma reunião histórica, prefeitos do Vale do Jequitinhonha decidiram, na manhã desta quinta-feira, 14, durante reunião na Nova Ambaj, a paralisação total de todas as atividades das prefeituras como protesto contra os descasos por parte do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

Com a falta dos repasses constitucionais do ICMS, FUNDEB, PIS MINEIRO e TRANSPORTE ESCOLAR os municípios têm enfrentado dificuldades em fazer o pagamento dos servidores e manter serviços da administração. O descaso do governo é tão grave que foi necessário que alguns prefeitos entrassem com ação judicial para tentar forçar o recebimento destas verbas.

Durante reunião o prefeito Roberto Botelho disse que os municípios precisam manter unidos se quiserem sobreviver a esta crise. Palavras foram confirmadas pelo prefeito Oximane Bonfim, de Salto da Dívida, que fez apelo para que todos pudessem estar na mesma direção independente de qualquer ideologia partidária.

Prefeito de Almenara, Ademir Gobira, disse que esta luta dever ser em nome do povo dos Vale do Jequitinhonha e que são necessárias medidas mais duras para tentar mudar esta situação. Prefeito de Bandeira e presidente da Nova Ambaj, Antônio Bandeira, pediu a todos compromisso nesta luta e se colocou à disposição de todos.

Prefeitos tem sido pressionados uma vez que não há por parte da população a compreensão que a culpa não são deles, mas do estado que não mantêm seus compromissos.