O rio Araçuaí, é o principal afluente da margem direita do rio Jequitinhonha, cuja bacia localiza-se na região nordeste do Estado de Minas Gerais. Importante afluente e vital para os muncipíos que dependem dele. Já foi considerado ponte de encontro da sociedade Araçuiesense até início da década de 70 e cenário de festas e carnavais às margens da sua praia.

No entanto, a cada ano que se passa o rio Araçuaí perde extensão e volume,correndo até mesmo o risco de secar devido aos longos períodos de estiagem, assim como devido também ao descaso das concessionárias responsáveis pelo tratamento de água, que tem despejado esgosto diretamente nas encostas do rio. A poluição que se acumula e o risco de seca, preocupa moradores da cidade de Araçuaí que dependem dele, pois o abastecimento de água nesse município acaba sendo comprometido.

Deve-se, portanto, a partir deste momento tomar consciência da importância da conservação das águas, da economia e da preservação dos rios e de suas nascentes, pois afinal, o homem sem a natureza e seus recursos não é nada.