O Instituto Estadual de Florestas (IEF), autorizou a criação da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Raiz, localizada no Bioma Cerrado apresentando fitofisionomia de campos rupestres, com uma área de 452,9768 hectares, de propriedade de Paulo Ribeiro, situada na divisa entre os municípios de Couto de Magalhães de Minas e São Gonçalo do Rio Preto, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas.

A área possui cobertura vegetal bem conservada com um mosaico de diferentes ambientes naturais e notável valor paisagístico. Além disso, a área faz divisa com o Parque Estadual do Rio Preto em sua porção sul, propiciando a formação de corredor ecológico. Possui diversas nascentes de córregos, cascatas, piscinas naturais além de outros atrativos capazes de estimular o uso público e educacional.

Para o Instituto Estadual de Florestas, a fazenda da Raiz atendeu todos os requisitos para ser transformar uma área em RPPN.
"Somos pelo deferimento da área proposta como RPPN por sua representatividade, com grande potencial de formação de corredor ecológico com o Parque Estadual do Rio Preto além de proteger elementos da fauna e flora silvestres em caráter de perpetuidade". Justificou o IEF Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN

A Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma categoria de Unidade de conservação particular criada em área privada, por ato voluntário do proprietário, em caráter perpétuo, instituída pelo poder público.

Como depende da vontade do proprietário, é ele quem define o tamanho da área a ser instituída como RPPN.

Paulo Ribeiro recebeu o título de Reconhecimeno de Reserva Particular de Patrimônio Natural.