A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu nesta segunda-feira (28/8/17), a mostra de artesanato da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, em Turmalina, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas.

As obras, que são feitas em barro, podem ser vistas até o dia 1º de setembro, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Campo Alegre é distrito de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, região que serve de inspiração para os trabalhos dos artesãos. Em objetos de decoração e peças utilitárias, as obras retratam o cotidiano local, como galinhas, forno a lenha, pratos, flores, tatu e vasos decorados.

A Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre (Alaca) fica no distrito de mesmo nome, em Turmalina (MG). A história da entidade retrata a força das mulheres do Vale. No início da associação, a falta de transporte obrigava as artesãs a caminhadas de muitos quilômetros com as peças na cabeça ou em lombo de animais, para comercializarem sua produção.

Depois elas se organizaram e construíram uma loja de artesanato com material doado e mão de obra da comunidade. Após a construção dessa loja, os moradores se uniram em mutirões para fazer a estrada até a comunidade, facilitando assim o acesso dos compradores.

O público irá encontrar peças em barro singulares, utilitárias e decorativas que retratram o cotidiano das mulheres do Vale do Jequitinhonha. São casais de noivos, bonecas, galinhas e vasos decorados, entre outros objetos.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Entrada gratuita