De acordo com a PC, as investigações começaram em 2016 e o objetivo é combater o tráfico de drogas, homicídios e guerra entre gangues na cidade; um helicóptero ajudou nas buscas. A Polícia Civil informou ainda que presos da região metropolitana de Belo Horizonte tinham ligação com os crimes cometidos em Timóteo.

“Durante as investigações, nós conseguimos apurar que tinha detentos de dentro do presídio passando ordens para pessoas cometer crimes. Dois estavam presos em Ribeirão das Neves e outro em Belo Horizonte”, explica o Delegado Augusto Drumon. A polícia cumpriu mandados de prisão contra essas três pessoas.

Nome da operação

Segundo a Polícia Civil, a operação foi denominada como “Merquíades” em homenagem ao investigador Fagner Merquíades dos Santos, de 35 anos, que morreu no último fim de semana, em um acidente, na BR-458, no perímetro urbano de Ipatinga. Ele estava conduzindo uma viatura e bateu em um poste após perder o controle da direção.

A Operação Merquíades, coordenada pela Delegacia de Timóteo, contou com a participação de 310 policiais Civis, apoio aéreo, 86 viaturas e cães treinados, das regionais de Ipatinga, Manhuaçu, João Monlevade, Itabira, Ponte Nova, Caratinga, além de delegacias de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Ibirité, Betim e Juatuba.

Operação foi coordenada pela Delegacia de Timóteo (Foto: Divulgação/PCMG)