No ano passado, foram realizadas cinco etapas classificatórias que ocorreram nas seguintes cidades: Castelo (ES), Gemona Del Friuli (Itália), Serra da Estrela (Portugal), Saint André Les Alpes (França) e Saint Leu (França). Cento e vinte cinco pilotos dos mais diversos lugares do mundo se classificaram para participar da final da competição.

Entre as delegações, a maior é a da França com 46 pilotos, seguida pela do Brasil com 12 competidores. Destaque para o piloto valadarense Moisés Sodré, que não participou da fase classificatória, mas recebeu dos organizadores o convite para representar Valadares na competição.

Três títulos estão em disputa: o de equipes, feminino e geral. Serão premiados com troféus os três primeiros de cada categoria. O total da premiação é de 2.500 euros.

As provas de distância e velocidade consistirão em percorrer a região de Valadares. Ganhará quem fizer a prova no menor tempo dentro da distância estipulada por dia.

As maiores apostas para ficar com título são o suíço Stefan Wys (atual campeão da competição) e o francês Honorin Hamard (atual campeão do mundial de parapente da FAI). Destaque para o piloto brasileiro Rafael Saladini (Rio de Janeiro), que é o atual recordista mundial de distância. Ele realizou um voo de 564 km e foi o terceiro colocado na etapa do mundial disputada em Castelo (ES).

Na categoria feminina, a disputa pelo título também será acirrada. Entre as 12 pilotos, os destaques são a polonesa Klaudia Bulgakow, a italiana Nicole Fedele, a francesa Seiko Fukuoka e a japonesa Keiko Hirakel (campeã da última final de Copa do Mundo de Parapente).

A organização da final da Copa do Mundo de Parapente é uma organização da Associação Valadarense de Voo Livre (AVLI), que conta com a supervisão da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e com o apoio da Prefeitura.