Uma operação conjunta das polícias Federal e Civil desmantelou uma organização criminosa suspeita de envolvimento com roubo de cargas e receptação de mercadorias roubadas. Até produtos transportados pelos Correios seriam alvo dos envolvidos. O grupo tinha sede em Medina, no Vale do Jequitinhonha. A Operação Hermes foi desencadeada na manhã desta terça-feira. 

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram com informações coletadas pela Delegacia de Polícia de Medina. Inicialmente foram apontados indivíduos que integrariam a organização criminosa. A partir do deferimento de medidas cautelares sigilosas pela Justiça, as investigações passaram a envolver suposta atuação em furto, roubo, receptação de cargas, tráfico de drogas, de armas e de munições de calibres permitidos e de uso restrito.

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e 42 de busca e apreensão, todos em Medina.

Ainda segundo a PF, o nome da operação vem do Hermes da mitologia grega, que seria o mensageiro dos deuses e também patrono dos ladrões.