O Diário Oficial Minas Gerais<http://www.iof.mg.gov.br/> desta sexta-feira (16/12) traz uma nova lista com 1.217 atos de aposentadoria de servidores da Educação. Com esta publicação, o número de aposentadorias publicadas desde o início de 2015 chega a 26.107.

Entre janeiro e dezembro de 2016, o número de publicações chegou a 13.866. Essa nova lista contempla servidores que estavam em afastamento preliminar e a partir de agora estão efetivamente aposentados.

Um grupo de trabalho composto de servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE)<http://www.educacao.mg.gov.br/> e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)<http://www.planejamento.mg.gov.br/> constitui força tarefa para tornar mais ágeis os procedimentos ligados à aposentadoria dos servidores da SEE.

O objetivo do grupo é reduzir passivo de aposentadoria herdado em gestões anteriores. Ao pedirem aposentadoria, os servidores entram em afastamento preliminar de suas atividades enquanto aguardam publicação do Ato. A espera, em alguns casos, chegava a duas décadas.