Na manhã desta quinta feira, 14 de novembro de 2013, foi realizado um grande movimento pelos alunos da faculdade Alfa da cidade de Almenara no Vale do Jequitinhonha, chamado de MOBILIZAÇÃO NOVEMBRO AZUL (M.N.A).

O movimento teve como objetivo mudar hábitos e quebrar paradigmas entre a população masculina, incentivando os homens com mais de 45 anos a realisarem o exame de toque, como meio de prevenção da hiperplasia prostática.

. A ideia é também mobilizar grupos de participação ativa no processo de prevenção ao câncer de próstata.

A Sociedade Brasileira de Urologia divulgou uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha sobre a percepção masculina em relação ao câncer de próstata e o temido exame de toque. Apesar de 76% dos entrevistados terem ciência deste tipo de detecção, somente 32% já o fizeram. Os números são mais alarmantes no nordeste onde apenas 36% dos homens vão ao urologista e na população de classe D/E, onde 74% nunca fez o exame de toque.

Muitos dos entrevistados apontaram o preconceito como o maior impedimento para a realização do toque, seguido do medo. Entre aqueles que nunca foram examinar sua próstata, 13% afirmaram descuido, preguiça, relaxo e falta de tempo e 15% responsabilizaram a falta de sintomas. Acontece que existe uma questão séria nessa história, o tumor maligno na próstata vai fazer em torno de 53 mil vítimas no Brasil, conforme informado pelo urologista e oncologista Carlos Eduardo Corradi.

O movimento contou com outras pessoas da sociedade, onde fizeram  uma grande caminhada pelas ruas da cidade, acompanhado de alguns instrumentos musical, chamaram a atenção da população almenarense.