Nesta quinta-feira, 27 de outubro a Superintendência Regional de ensino de Almenara em parceria com o Sesc Laces-Almenara, realizou um evento de conscientização contra o câncer de mama e também o câncer do colo do útero.

Segundo a analista de serviços especiais, do Sesc, Elis Clara, “o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, sendo o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo e o mais comum entre as mulheres. O  Brasil concentra uma mortalidade elevada entre os casos diagnosticados nos estádios mais avançados. Porém, se diagnosticado logo no início as chances de cura aumentam muito, considerando a população mundial, a média de sobrevida após 5 anos é de 61%. Para o diagnóstico precoce é importantíssimo o autoexame.”

A SRE de Almenara tem o seu quadro funcional formado em sua grande maioria por mulheres, por isso mesmo o alerta neste mês da campanha: “Outubro Rosa”, movimento que surgiu na década de 90 nos Estados Unidos e hoje é realizado em vários países do mundo.

A palestra falou de coisa séria, mas com bastante descontração. Para atrair a atenção para o tema e informar, o público foi surpreendido com uma apresentação teatral que utilizou-se da comédia para instruir sobre os principais sintomas, o autoexame, diagnóstico e tratamento.

Os presentes puderam ouvir ainda o depoimento de quem conseguiu vencer a doença. A servidora da SRE, Cátia Barbosa, emocionou a todos ao compartilhar como foi a sua luta contra a doença. Para ela “primeiramente a pessoa deve amar a si própria, para depois amar seus companheiros e companheiras. Se você não estiver bem com você mesma, sua casa(corpo/saúde) é invadida.”