Segundo informações publicadas no site de noticias baiano, da cidade de Eunapolis, no extremo sul da Bahia, www.bocadebrasa.com.br, está existindo um esquema de carteiras de habilitação envolvendo pessoas oriundas do Estado de Minas Gerais, estas pessoas estariam sendo levadas por uma Auto Escola bastante conhecida na cidade de Eunapolis, segundo informações do site, os clientes ficam hospedados em vários locais nas cidades de Eunapolis e Porto Seguro para que possam realizar a validação biométrica das aulas, esta validação é feita  através da digital do candidato, o que se faz necessário a presença do mesmo no Centro de Formação de Condutores.

Ainda de acordo com as informações obtidas, a estadia dos alunos mineiros nas cidades é em torno de uma semana e a Auto Escola inclui no pacote o valor da habilitação, mais transporte fretado e estadia, um dos locais usado é um hotel no centro da cidade baiana, que nos últimos anos tem sido usado para arrendamento.
A denuncia é ainda mais grave porque nesta ultima semana um dos supostos candidato a uma destas CNH foi encontrado morto no centro da cidade, como foi noticiado por alguns sites da cidade de Eunapolis.

O homem que morreu na manhã do dia 23 de outubro, no centro da cidade pode ter sofrido um ataque cardíaco, segundo socorrista do Samú (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o Sr. Geraldo Magela Firmino, 48 anos, da cidade de Berilo, no vale do Jequitinhonha, foi encontrado caído na rua sem sinais vitais. 

Ele estaria hospedado em um dos hotéis suspeitos de envovimento nas fraudes.

O site ainda nos passou a informação que a maioria dos mineiros que estão envolvidos neste esquema, são moradores do Vale do Jequitinhonha.