Pela primeira vez uma filha do Vale teve seu trabalho reconhecido internacionalmente pela Câmara Municipal de Lisboa e Instituto Ambiental Biosfera em Portugal. Este reconhecimento destacou a excelência do trabalho de Edicleusa Veloso nas áreas de saneamento ambiental, habitação e desenvolvimento sustentável, levando-a ao recebimento do Diploma e da Medalha de Destaque Luso-Brasileira em Desenvolvimento Sustentável.

Durante a cerimônia de recebimento destas honrarias, Edicleusa Veloso destacou a importância de projetos em prol do desenvolvimento de um futuro ainda mais sustentável com a concretização de parcerias internacionais, englobando desde governos a centros especializados em pesquisas e estudos de novas tecnologias. Segundo Edicleusa Veloso, estas possíveis parcerias possibilitarão o desenvolvimento e aprendizagem de novas tecnologias para todos os filhos e filhas do Vale do Jequitinhonha, Mucurí e São Mateus, gerando empregos e movimentando a economia de maneira positiva.

Este reconhecimento é fruto de muito empenho, dedicação, pesquisa e esforço em equipe, sempre com o foco voltado para projetos relacionados a resíduos sólidos e saneamento básico, com o intuito de assegurar que Minas Gerais tenha um futuro cada vez mais sustentável em projetos bem sucedidos nas áreas de saneamento ambiental, habitação e desenvolvimento sustentável, destacou Edicleusa Veloso.