Cidade Solidária do Brasil.

 

Em 1997, a cidade de Itamarandiba recebia do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o Título de Cidade Solidária do Brasil. De lá pra cá, as iniciativas da sociedade civil organizada na busca pela constituição de capital social se incrementaram a cada dia e, hoje, novas iniciativas são estruturadas para promover o bem comum da população. Os exemplos, felizmente, se espalham na cidade. De novas associações a centros sociais  de atenção à juventude, a dependentes e apenados, o ideário de solidariedade segue a motivar a preocupação do cuidado e respeito com o "outro" na cidade.  

Neste mês, um novo projeto  divulgado e que será lançado ainda no mês de dezembro visa arrecadar fundos para a manuntenção do Hospital Itamarandiba, importante instituição filântrópica que atua na cidade desde 1953. O "Solidarieágua", nasce de parceria entre o Hospital e a Copasa e tem como objetivo receber doações da população através da conta de água da concessionária.

O doador poderá colaborar através do preenchimento de um cadastro onde autorizará o lançamento na sua fatura de água da quantia que entender possível doar , sendo que não será cobrado qualquer outro valor a título de tarifas pelo recolhimento das doações. Recebidas as doações, a Copasa repassará os valores diretamente ao Hospital.

 A previsão do Hospital Itamarandiba é que ajuda da população possa contribuir no déficit de seu orçamento que é de cerca de vinte mil reais mensais. A Instituição conta com 53 colaboradores e apenas no ano de 2012 realizou cerca de 112 mil atendimentos. Atualmente, atende a uma população que supera os 70 mil habitantes, vez que além da cidade de Itamarandiba, o Hospital presta atendimento a pacientes de municípios vizinhos como Aricanduva, Carbonita, Coluna, Frei Lagonegro entre outros.

No próximo dia 07, o lançamento do projeto será na Praça dos Agricultores, no centro da cidade, juntamente com a Campanha Solidária " Natal Sem Fome", do Grupo Uai. Até lá, os interessados podem fazer suas doações através de depósitos bancários: Banco do Brasil/ Agência. 2160-1/Conta Corrente:13.986-6.

Outras informações sobre o projeto falar com o diretor do Hospital Sr. Pedro Dunga: 38 3521-1286.