Estão abertas as inscrições para o Concurso Público do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Serão 120 vagas, sendo 108 destinadas para homens e 12 para mulheres. As inscrições devem ser feitas por meio do site da PMMG  até 24 de agosto. O valor da taxa de inscrição é de R$ 173. A remuneração básica inicial para o Cadete do 1º ano do CFO/2016 é de R$ 5.769,43.

O processo seletivo será feito em duas fases. Na primeira, os candidatos vão passar por provas de conhecimentos objetivas e dissertativas. A segunda fase será de avaliação psicológica, teste de capacitação física, exames de saúde (preliminares e Complementares) exames Toxicológicos, prova oral e prova de títulos. 

As provas de conhecimentos (prova objetiva e dissertativa) serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas, no dia 25 de setembro de 2016, com início previsto para as 08h30.

O candidato que tiver dificuldade de acesso à Internet, poderá comparecer, durante o período de inscrição no horário das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, e das 8h30 às 12h30 nas quartas-feiras, munido de documento de identidade e CPF para fazer a inscrição.