O ex- delegado de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Bernardo Pena Salles, 35 anos, e que estava atuando como delegado regional de Governador Valadares, desde setembro do ano passado, está sendo procurado pela polícia, após a decretação de sua prisão pelo Ministério Público Estadual.

A Polícia Militar em Araçuai já  está munida com o mandado de prisão dele. A suspeita é que ele tenha fugido para aquela cidade, onde atuou como delegado  e onde se casou .

 Bernardo Pena Salles e outros cinco investigadores da Polícia Civil estão sendo acusados pelo Ministério Público Estadual de envolvimento com quadrilhas que efetuavam roubos de carga no Triângulo Mineiro e outros Estados. Três policiais já estão presos na sede do Ministério Público Estadual (MPE) para prestar depoimento.

 Além dos policiais, outros dois homens também foram presos suspeitos de estarem envolvidos no mesmo crime. Um deles seria o tio de um dos policiais e o outro suspeito atuava como laranja nas ações.

 As prisões foram deflagradas nesta quinta feira (23) e fazem parte da operação Serendipe, sob comando do MPE, Corregedoria da Polícia Civil (PC) e Polícia Federal (PF). O nome da operação faz referência ao conceito de serendipismo, que é o ato de descobrir algo por acaso.

 Ao todo, quatro membros do MPE investigam o caso. Daniel Marotta, um dos promotores que conduzem os trabalhos, confirmou que a operação tem o intuito de combater, em suas palavras, “policiais corruptos de Uberlândia”, mas não adiantou quais são as acusações.

 Bernardo Pena Salles, de 34 anos, tem nove anos de carreira e atuava na delegacia de Uberlândia, antes de ser transferido para Governador Valadares.

 Ele  é natural de Belo Horizonte  e ingressou na carreira de delegado no ano de 2007 por meio de um concurso público. Ela já atuou nas delegacias de Araçuai e  Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

 Em Uberlândia, Pena Salles trabalhou em delegacias distritais, crimes contra a vida, coordenou a Setor de Inteligência do 9º Departamento e pelos serviços prestados na cidade, recebeu neste ano, o titulo de cidadão honorário.

 No último dia 10 de junho, ele também recebeu o título de Cidadão  Honorário de Araçuai, dado pela Câmara Municipal de  Vereadores.

 Quando atuou na Comarca o delegado foi amplamente criticado pela sua atuação e acabou sendo transferido para Uberlândia.