O jornal "O Vigia", o primeiro veículo de imprensa do baixo Jequitinhonha mineiro, fundado em 1930, por Olindo de Miranda, é um depositário da História de Almenara e também da região.

Com efeito, folheando uma edição deste periódico, que trata da instalação do município de Vigia (atual Almenara), fixando-me numa matéria sobre a posse do Prefeito Benedito Barbosa Canabrava (vide primeira foto que capitaneia o texto), ocorrida em 06 de março de 1938, julguei importante trazer ao conhecimento das novas gerações um fato que poucos talvez saibam.

Além de importantes membros da comunidade vigiense presentes neste ato solene, dele também participaram várias personalidades do mundo político da região, dentre os quais, além do prefeito de Jequitinhonha, Dr. Hildebrando Martins (que deu posse ao primeiro mandatário de Vigia), destaco a presença do Coronel Idalino Ribeiro (vide segunda foto que capitaneia o texto) na condição de representante do Governador Benedito Valadares.

O Coronel Idalino Ribeiro é uma figura legendária do Nordeste de Minas. Ao longo de seus 94 anos de vida (1879:1973), ele exerceu forte influência política em Salinas (MG), onde foi Agente Executivo (1918:1930) - cargo equivalente ao de Prefeito (ou Intendente), que era ocupado pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, durante a vigência da República Velha (1879:1930). Assim, de fato e de direito, ele foi o chefe político de Salinas, tendo ocupado esta função durante a Velha República e ao longo da Era Vargas (1930:1945).

Em síntese, o Coronel Idalino Ribeiro esteve em Vigia (atual Almenara) como representante do Governador do Estado de Minas, o que se deu por ocasião da festiva instalação do município, cujo vasto território era composto, à época, pelos seguintes distritos: sede, Rubin, Jacinto, Salto Grande (atual Salto da Divisa), Palestina (atual Jordânia), Bandeira, Divisópolis, Mata Verde e Pedra Grande.