Moradores de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, estão revoltados com um vídeo que vem circulando pela internet desde quarta-feira, 5 de agosto. Nas imagens, uma funcionária do Centro Solidário de Educação Infantil Maria Emília Vieira de Carvalho, que fica no bairro Corredor, aparece maltratando e intimidando crianças de 2 anos de idade.

Em determinado momento do vídeo, a mulher, que não teve a identidade divulgada, levanta um menino pelo braço e joga a criança no chão. Outro garotinho fica assustado com a agressão, começa a chorar e é sacudido pelo braço pela mulher, que o obriga a sentar em frente a uma TV. Em seguida, ela obriga outras crianças a assentarem e grita com um menino, que corre e também assenta. 

Segundo a pessoa que publicou o vídeo e não quis se identificar, as filmagens foram feitas por uma jovem que estagiou no local entre os dias 29 de junho e 2 de julho e teria ficado chocada com a forma como a funcionária cuidava das crianças. Essa pessoa também disse que outras duas funcionárias do local haviam sido denunciadas por maus tratos.

Nas redes sociais, moradores da cidade demonstraram indignação. “Essa pessoa não tem paciência ou não gosta de criança, por que não sai do emprego e arruma outro melhor?”, disse uma usuária. “Uma dessas crianças é meu filho, estou revoltada”, comentou uma mãe que descobriu as agressões através do vídeo.

Em nota, a secretária municipal de Educação Maristane de Oliveira Carvalho disse que a servidora em questão foi exonerada antes da divulgação do vídeo. “A denúncia verbal foi apresentada e imediatamente todas as providências cabíveis ao Município foram tomadas. A servidora envolvida foi exonerada e não se encontra mais a serviço da rede, visto que, sua conduta é incompatível com a proposta da Educação Municipal de Araçuaí”.

Maristane ainda afirmou que se trata de um caso isolado. “O nosso quadro do magistério é composto por excelentes profissionais, sérios, zelosos e comprometidos com seu papel social, não devendo assim a conduta de uma servidora manchar a imagem dos demais.”

Procurado, o Conselho Tutelar disse que está acompanhando o caso. “Nós tomamos conhecimento do caso assim como toda a população, quando os vídeos chegaram às redes sociais. Ainda estamos conversando com as pessoas para colher declarações e definir as medidas a serem tomadas”, informou a conselheira Alessandra Ferreira. A diretora do Centro Solidário Heloisa Gonçalves Souza não foi encontrada para se pronunciar.