A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informou esta semana que a cidade de Almenara, terá um radar meteorológico instalado ainda este ano, o possível local da instalação será no morro do cruzeiro, onde já se encontra instalado todo o sistema de transmissão de TV da cidade.

 A PPI (Plan Position Indicator) é montada a partir de uma única varredura (volta completa - 360o) com elevação da antena do radar em 0o (zero grau). Seu alcance é limitado em 450 km de raio, a partir do radar, devido ao erro causado pela curvatura da superfície terrestre. Como a propagação do pulso de microonda emitida pelo radar, para detecção de área de precipitação, é aproximadamente retilínea, a medida que esse pulso se distancia de sua origem (antena do radar) sua altura em relação a superfície da terra aumenta, chegando a atingir 12 km de altura a uma distancia de 450 km. 

Além da cidade de Almenara, a cidade de São Francisco, no Norte de Minas será beneficiada com outro radar.

 A expectativa é que os equipamentos sejam testados em dezembro, período de muita chuva na região. O único radar meteorológico de Minas está localizado em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 Com o radar será possível identificar, por meio da emissão e recepção de ondas, a formação de chuvas, tempestades e granizo e será possível prever com maior precisão a ocorrência e intensidade de uma chuva e assim alertar a Defesa Civil sobre tempestades que poderão trazer consequências sérias para a população, permitindo uma atuação de forma preventiva.

 O radar também é estratégico para o controle e operação dos reservatórios das usinas hidrelétricas.