Moradores do distrito de Itapiru, a 26 km de Rubim (MG), no Vale do Jequitinhonha, enfrentam dificuldades para realizar a travessia na região depois que duas pontes caíram, impedindo o tráfego de pedestres, e principalmente de veículos. De acordo com informações dos moradores, quem precisa ir de um lado para o outro o único caminho é passar pelo rio. Porém, dependendo do volume das águas, o desvio fica impossível.

A interdição dos trechos tem causado transtornos para os dois mil habitantes do local. Estudantes da Escola Estadual Lídio Almeida, e da Municipal Justino Alves, estão com as aulas prejudicadas, pois a maioria dos professores mora na cidade de Rubim.

As pontes são as principais vias de acesso de Itapiru à Rubim, e também a cidade de Almenara, pela MG-406. A primeira ponte desabou no momento em que um motorista fazia a travessia com uma caçamba carregada com areia, há um ano. A outra caiu em novembro de 2014, pois não aguentou a força da água.

Os moradores cobram providências das autoridades competentes para que a situação seja resolvida e a população tenha acesso a outras cidades. Entretanto, segundo eles, a administração municipal ainda não se pronunciou sobre o assunto. "Há mais de um ano e nada foi feito".