Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como o idoso se percebe nessa fase da vida e da sua capacidade de se adaptar as mudanças e transformações próprias do envelhecimento.

Para orientar e mostrar que é possível envelhecer com qualidade de vida, o Sindicato dos Produtores Rurais de Açucena realiza o curso de Saúde na Terceira Idade para 30 idosos do município que fica no Vale do Rio Doce. O curso é uma promoção do Senar Minas e tem o apoio da prefeitura municipal.

São duas turmas compostas por 15 mulheres cada. O evento é ministrado pela instrutora Rebeca Lages Breta e aborda aspectos como autoestima, processo natural do envelhecimento, hábitos que interferem na qualidade do envelhecimento, hábitos alimentares, atividades físicas, entre outros.

“As participantes estão muito empolgadas com o curso que fala também sobre a higiene do corpo na terceira idade, sono, repouso, atividades recreativas, doenças relacionadas ao envelhecimento e programas de atenção à pessoa idosa. A idade mínima das participantes é de 60 anos, mas temos mulheres com até 86 anos”, garante a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açucena, Carmelita Machado Andrade.

Um ponto positivo comemorado pela intrutora do curso, Rebeca Lages Breta, é que, apesar de algumas barreiras, é cada vez maior o número de pessoas que começam a perceber que é possível ter qualidade de vida na terceira idade.

“A capacidade de poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas como alimentar-se, tomar banho e andar, até as mais complexas como administrar as finanças e realizar atividades de lazer, são fundamentais para uma vida plena," diz.