As comunidades almenarense e regional sabem, há mais de 50 anos, que a Fundação Deraldo Guimarães, mantenedora do Hospital Deraldo Guimarães - idealizado e construído pelo Cel. Deraldo Guimarães, com apoio de sua esposa, Dona Niza Guimarães, e de tantos outros cidadãos e cidadãs altruístas da nossa cidade – é uma bênção, que serve de conforto para aliviar a dor de muita gente.

Muitos médicos já deram e continuam ofertando sua valorosa contribuição para o HDG, entre eles podemos destacar os saudosos Dr. Hélio Rocha Guimarães, Dr. Colimério Amorim, Dr. Antônio Amorim, Dr. Wilson da Cunha Benevides, além de Dr. Renato, Dr. Jairo Carvalhais Câmara, Dr. Manfredo Pereira, Dr. Arnaldo Pereira, Dr. Eduardo, Dr. Dilson Gil de Menezes, Dra. Eliana Ribeiro Fonseca do Amaral, entre tantos outros que se desdobraram ao máximo para que o HDG fosse referência regional de saúde.

Mas todos sabem que os hospitais do Brasil passam por dificuldades, principalmente os filantrópicos como é o caso do HDG, e certamente precisam de ajuda financeira para se sobreviverem, pois os recursos do SUS não cobrem por completo as despesas com pessoal e manutenção. Para se ter uma ideia do quanto o HDG é importante para o Baixo Jequitinhonha, basta constatar no seu dia a dia quantas pessoas se dirigem para lá, procedentes dos 16 municípios da região, à procura de tratamento médico. A demanda aumenta a cada dia e os recursos financeiros continuam abaixo do esperado, para vários tipos de procedimentos.

 Sensibilizado com a situação de dificuldade por que passa o Hospital Deraldo Guimarães, a Câmara Municipal de Almenara, representada pelo seu Presidente, Vereador Geraldo Antônio Tadeu Fonseca (Dino Fonseca), se reuniu, no dia 11 de março de 2015, com diretores do HDG: Paulo Roberto Tavares Tupy (Diretor Presidente), Solondes Trindade Rocha (Diretor Secretário), Viviane Guimarães (Diretora Administrativa) e Francisco de Assis Guimarães (Diretor Financeiro), com o propósito de ajudar aquela instituição a se soerguer na questão financeira.

Segundo o Presidente Dino Fonseca, o HDG é uma instituição séria que merece toda a atenção não somente dos Poderes Constituídos, mas da sociedade almenarense e regional como um todo, uma vez que se interrompidas as suas atividades, o caos no setor de atendimento médico seria latente. Ainda segundo Dino Fonseca, o HDG precisa de ajuda urgente, “e para isso já mobilizamos colegas vereadores de todas as Câmaras da região que, juntamente com prefeitos e outras autoridades, vamos fazer uma campanha para direcionarmos recursos para a instituição.”

Ainda durante a reunião, o Presidente da Câmara afirmou que o Legislativo Almenarense vai repassar, dentro dos trâmites legais, uma verba para o HDG, o que espera que seja feito por parte de outras Câmaras Municipais da região, pois que a Prefeitura de Almenara também o faz, fazendo o pagamento de médicos anestesistas do hospital.

Mas o Presidente Dino Fonseca vai mais além, ao destacar que já tem agendado uma reunião, ainda para este mês de março, com presidentes de Legislativos do Baixo Jequitinhonha, oportunidade em que vai configurar mais apoio financeiro para o HDG. E assegura Dino Fonseca: “Estamos agendando viagens a Belo Horizonte e Brasília, para o começo do mês de abril, cujo objetivo é buscar benefícios e recursos para o HDG, quando manteremos reuniões com todos os deputados estaduais e federais votados nos municípios do Baixo Jequitinhonha, a fim de sensibilizá-los na questão do apoio financeiro ao hospital, bem como na questão de aparelhamento do mesmo.”

Na mesma oportunidade, os diretores do HDG disseram que o sonho da atual diretoria da instituição é a concretização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Deraldo Guimarães, a qual só será possível com a mobilização de toda comunidade regional, pois significará a realização de procedimentos médicos de alta complexidade, como, por exemplo, a hemodiálise e tantos outros.

Ao final da reunião, o Presidente Dino Fonseca se comprometeu a envidar todos os esforços, juntamente com os demais colegas da Câmara Municipal de Almenara, e demais da região, cujo objetivo maior é o apoio total às atividades do HDG, que de acordo com ele ”é uma referência regional na área de saúde e merece, pois, atenção de todos os habitantes do Baixo Jequitinhonha.”