Na manhã desta quinta-feira (15) o Diário do Jequi teve acesso exclusivo à terceira vistoria feita pelos Engenheiros do DRE-MG, Vinícius Gatti Queiroga e Dirceu.  Após a vistoria foram colocados blocos de gesso ligando as rachaduras a fim de se verificar mais tarde se a ponte esta cedendo. Houve um boato de que ela teria cedido mais 02 cm, mas esta informação foi refutada pelos engenheiros que vistoriaram o local.

De acordo com o DER-MG, não haverá necessidade de se construir uma nova ponte, e sim de restaurar a ponte atual. Segundo eles, um comboio composto por 10 carretas está se deslocando de Belo Horizonte para Almenara, contendo toda a estrutura para tal reforma.

Segundo os engenheiros e técnicos, será feita uma operação de guerra para o conserto imediato desta via de ligação tão vital para a cidade. Primeiramente, a ponte será calçada com ferragem e um guindaste para dar condições de trabalho para a equipe responsável pela obra. Esta equipe do DER-MG trabalhará em turno corrido para que a ponte seja entregue aos almenarenses o mais rápido possível.

Ainda segundo o órgão, será construída uma passarela flutuante para travessia de pedestres de aproximadamente 1,5m de largura, a fim de garantir um auxílio para quem precisa atravessar todos os dias para trabalhar. A previsão para construção desta passarela é até sexta-feira (23).

Até lá, o transporte continuará sendo feito por barcos, que vão ficar em dois pontos de embarque e desembarque, sendo um deles feito pela polícia, que receberá, até hoje, o reforço de mais dois barcos para se juntar aos outros dois que os policiais já estão utilizando. O outro ponto de embarque foi feito por particulares, que cobram de 3 a 10 reais por passageiro.