A instalação de um poste de energia elétrica em frente à Igreja São José, monumento histórico e turístico da cidade de Minas Novas, provocou uma série de reclamações de moradores, que se sentem incomodados com a descaracterização do cenário em torno da última e única igreja em formato octogonal do período Brasil Colônia.

Um dos primeiros a se preocuparem com a modificação foi o gerente da Rádio Bom Sucesso, Geraldo Fernandes, o popular “Lalado”. Ele registrou a obra realizada pela empreiteira da Cemig e compartilhou com um repórter do Aconteceu no Vale. Na legenda da foto Lalado disse: “Prefeitura de Minas Novas faz vista grossa e permite a instalação de um poste em frente à igreja São José, burlando as normas do código de postura do município.”

As fotos rapidamente se espalharam pela rede e várias pessoas deixaram comentários demonstrando indignação com o ocorrido. Um dos internautas disse que tentou convencer os funcionários da empreiteira a não instalarem o poste. “Particularmente tentei convencer os terceirizados da Cemig que o poste mataria um dos cenários mais antigos da nossa cidade. Trocaram seis por meia dúzia. Retiraram um poste defronte ao Sobrado Dário Magalhães (necessário, diga-se de passagem) e colocaram na frente da última e única igreja em estilo octogonal no mundo. O certo seria fazer naquele trecho um cabeamento subterrâneo. Pior, fizeram uma verdadeira “gambiarra”, com fiação atravessando a Rua São José.”, comentou o internauta.

Outros internautas entraram em contato com o canal de comunicação WhatsApp utilizado pelo portal e enviaram fotos do local. Um deles, que pediu para não ser identificado, disse que é um absurdo e que esse tipo de intervenção deveria ser planejado e fiscalizado pelas autoridades do município.