A Câmara Municipal de Almenara, representada pelos Srs. Geraldo Antônio Tadeu Fonseca, Dino Fonseca (Vereador Presidente), e Valdemar Rocha Silva, Demão (Vereador Secretário), alertou ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, no ano de 2014, sobre os graves problemas da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Almenara. No Ofício VRS 02/2014, assinado pelos nobres edis, destinado ao Sr. José Elcio Santos Monteze, então Diretor-Geral do DER-MG, os Vereadores Dino e Demão alertaram ainda para a gravidade do transporte pesado de granito que era realizado todos os dias sobre a ponte.

Em outro trecho do importante documento datado de 14 de fevereiro de 2014, conforme anexo, os integrantes do Legislativo Almenarense enfatizaram que “se o serviço de fiscalização não for de Vossa responsabilidade, nos ajude indicando qual o órgão responsável e que medidas podemos adotar para evitar-nos tal transtorno”. Cabe ressaltar que os Vereadores Dino Fonseca e Demão já previam um transtorno maior, o que se consolidou no dia 13 de janeiro de 2014, quando o DER-MG, Residência da cidade de Jequitinhonha, interditou por total a passagem sobre a ponte, inclusive para pedestres.

O fato é que a população de Almenara se sente impotente diante de situação considerada dramática, causando imensos prejuízos ao comércio e a pessoas que necessitam se deslocar para o Bairro Cidade Nova e do referido logradouro para o Centro de Almenara. Caso o DER-MG tivesse observado bem o alerta dos parlamentares almenarenses, o povo de Almenara não estaria passando tantos constrangimentos com a interdição total da ponte.

Lembrando também que no dia 12 de janeiro, a Câmara encaminhou ofício ao deputado Luiz Tadeu Martins Leite, Tadeuzinho, ofício solicitando ao mesmo encaminhamentos ao governador Pimentel e respectivos órgãos de governo Deop e DER-MG.

 

O Deputado Tadeuzinho esteve, nesta quarta-feira, 14 de janeiro, com o titular da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, cujo objetivo é para que se tome todas as providências no sentido de amenizar o problema. Segundo o Deputado Tadeuzinho, o governador já está tomando todas as medidas no sentido de rápida manutenção, objetivando assim uma urgente recuperação da ponte.