Crianças recém-nascidas no Vale do Aço poderão deixar a maternidade já com o registrado de nascimento. O novo serviço está em funcionamento desde o fim de 2014 e foi formalizada por meio de um convênio entre a Fundação São Francisco Xavier, administradora do Hospital Márcio Cunha, e o cartório de registro civil das pessoas naturais de Ipatinga.

A emissão de certidões de nascimento é um documento gratuito - conforme previsto no artigo 30 da lei 6.015/73 – e no hospital de Ipatinga pode ser feito até mesmo antes da alta hospitalar do paciente na sala do cartório, localizada no 1º andar do Hospital Márcio Cunha.

Para efetuar a certidão de nascimento do recém-nascido, basta que os pais apresentem no cartório alguns documentos, sendo eles, a declaração de nascido vivo (DNV), identidade do declarante, identidade da mãe e/ou certidão de casamento.

"A comodidade é enorme. Muitos pais recebem do hospital um papel amarelo, que eles acreditam ser a certidão de nascimento, e não é. Com a unidade interligada, cartório dentro do hospital esse índice reduz muito. Acaba que o serviço contribui com a campanha nacional de redução do não registro. O serviço é gratuito e o documento fica pronto em 10 minutos.", explica o oficial substituto do cartório Lúcio Leite.

Pai de um menino que nasceu no hospital nessa quarta-feira (7), o mecânico montador, Edmar Siqueira, levou o pequeno Bryan para registrar nesta sexta-feira (9), antes mesmo dele e da mãe conseguir a alta no hospital. Feliz com o nascimento do filho, o pai relata a importância do documento para família.

"Estou com meu filho nos braços, e esses primeiros dias são sempre muito corridos para os pais. Só de não precisar deixar minha esposa em casa,  e ir ao cartório para fazer esse documento ganhei minutos precisos ao lado do meu filho", disse.