O Hospital São Vicente de Paulo enfrenta sérios problemas financeiros. Isso é o que diz um o ofício número 02/2015 enviado pela direção da unidade de saúde as autoridades municipais e estaduais nessa quarta-feira, 7 de janeiro. O documento informa sobre o atraso no repasse de verbas por parte do setor público, que são essenciais para manter o atendimento aos pacientes na instituição, que é a única no município do Alto Jequitinhonha.

A situação é tão grave, que no momento o Hospital São Vicente já está usando os recursos que seriam destinados para a compra de equipamentos, na aquisição de medicamentos e na manutenção de outros serviços básicos. O ofício foi enviado ao Ministério Público, Prefeitura e Câmara Municipal de Turmalina, Superintendência Regional de Saúde de Diamantina e Conselho Municipal de Saúde de Turmalina.

De acordo com o documento o atraso incide sobre três convênios. Dois deles com o Governo do Estado de Minas Gerais e o outro com a Prefeitura Municipal de Turmalina. A ausência deste recurso no caixa da instituição já provocou uma dívida de R$ 709.280,36 até a data de hoje. “Para pagar o 13º dos funcionários à direção do hospital teve que recorrer a um empréstimo bancário”, disse o diretor administrativo Douglas Cordeiro dos Santos, em conversa com o radialista Ailton Santanna.

O ofício informa também que alguns serviços podem ser interrompidos, caso a prefeitura ou o estado não sinalizem de forma positiva.

A direção do hospital também explica que não está à procura de culpados e sim de uma solução rápida que possa resolver um problema que coloca a saúde do município numa encruzilhada perigosa.

O Hospital São Vicente de Paulo, também informa que foi movida uma ação junto ao Ministério Público Federal, que considerou a suspensão das verbas do estado como arbitrárias e definiu um prazo para que o repasse fosse feito. A data para o pagamento foi 05 de janeiro de 2015. No entanto, até a manhã desta quinta-feira (08) o hospital ainda não havia recebido 01 centavo sequer.

A direção do hospital destaca que ninguém é a favor de uma paralisação. De acordo com a Rádio Turmalina, a Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Turmalina, Kely Godinho, informou que o vice-prefeito do município, Geraldo Alves Cordeiro (PMDB), informou que o prefeito Zilmar Pinheiro Lopes (PPS) agendou uma conversa com a direção do hospital para resolver o problema apresentado na reportagem.