O programa “Uma vida, uma árvore” renovou, nesta quarta-feira (18), os convênios com as prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e Betim. O projeto é uma iniciativa da TV Globo Minas. A previsão é que três mil árvores sejam plantadas nas três cidades.

Criado em 2008, o programa incentiva o plantio de mudas de árvores em nome de crianças recém-nascidas. Milhares de mudas já foram plantadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Mariana, Ouro Preto e Sabará.

 

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, ressaltou a importância da ação. “A renovação significa que está tendo sucesso no programa, que as famílias estão aderindo e que as prefeituras compreendem a importância. O programa tem valor principalmente, não só pela quantidade em si de árvores, mas pelo instrumento que significa em educação ambiental para as crianças e para as famílias”, falou.

O diretor regional da TV Globo Minas, Marcelo Matte, destacou o sucesso da parceria com as prefeituras. “Nós temos cinco anos desse projeto em parceria com várias prefeituras. Hoje, estamos assinando aqui com Betim, Contagem e Belo Horizonte. Ao longo desses cinco anos, os parceiros já plantaram mais de 30 mil árvores na Região Metropolitana. E isso é muito bom para o meio ambiente, para os nossos filhos, para a Região Metropolitana e para a qualidade do ar que a gente respira. Estamos muito felizes com a renovação”, afirmou.

Os plantios em áreas públicas - parques, ruas e avenidas – são acompanhados pelo Instituto Oksigeno, que faz a verificação das metas estabelecidas pelos departamentos de parques e jardins ou pelas secretarias municipais de meio ambiente.

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, esteve presente para a assinatura do convênio. “É importante começar na família, e a criança que participa já cresce com essa consciência ambiental”, explicou. O prefeito de Betim, Carlile Pedrosa, destacou a importância das futuras gerações cuidarem do meio ambiente.

As famílias que quiserem participar devem se cadastrar no site do programa.