O Sistema FIEMG, por meio do SESI, realizou no dia 11/12 a entrega de oito módulos da Indústria do Conhecimento para os municípios de Pedra Azul, Almenara, Cachoeira do Pajeú, Divisópolis, Itaobim, Medina, Juvenília e Malacacheta. O projeto é executado em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos e operacionalizam os módulos. O SESI executa a obra e disponibiliza os equipamentos - livros e mobiliários - e realiza uma capacitação para o responsável pelo módulo (profissional da prefeitura). Os módulos/bibliotecas SESI Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e internet, onde a comunidade tem oportunidade de acesso à informação e apropriação do conhecimento. Os primeiros foram implantados em Minas em 2008. Já são 40 em todo o estado.

Prefeitos e seus representantes participaram da entrega dos oito módulos na FIEMG. A solenidade foi presidida pelo Presidente da Federação, Olavo Machado Junior, e pelo Presidente da FIEMG Regional Pontal do Triângulo, Adson Marinho. Participaram também presidentes de Sindicatos Patronais, deputados e o Presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano. “Temos certeza que a iniciativa irá levar muito conhecimento para Almenara”, disse a Prefeita Fabiany Ferraz. “Estamos recebendo uma biblioteca moderna que irá atender Juvenília e os municípios vizinhos”, afirmou o Prefeito Expedito da Mota Pinheiro. Olavo Machado destacou a importância do projeto como um investimento da indústria e contribuição social para os municípios, propiciando inclusão digital e ampliação do conhecimento.

A Câmara Municipal de Almenara foi representada pelo seu Presidente, Vereador Geraldo Antônio Tadeu Fonseca (Dino Fonseca), que na oportunidade se confraternizou com Diretores da Fiemg, Adson Marinho (presidente Fiemg Regional Pontal), Olavo Machado Junior (presidente da Fiemg), prefeitos, entre outros convidados como o escritor Olavo Romano (presidente da Academia Mineira de Letras), além dos conterrâneos José Balbino Maia Figueiredo (Diretor da Fiemg) e Dr. José Rodrigues Figueiredo. Sobre o Projeto Indústria do Conhecimento, Dino Fonseca destacou que é um importante benefício que Almenara acabara de receber, o qual, segundo ele, “abrirá outras frentes de conhecimento para a população almenarense, o que é muito salutar para o município como um todo”. E completou: “Conhecimento nunca é demais.”