ChildFund Brasil e Fundação Telefônica Vivo realizam durante o mês de outubro, no Vale do Jequitinhonha (MG), eventos de mobilização regional para o enfrentamento ao trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido. As ações acontecem, entre 7 e 10 de outubro, em quatro cidades do Vale: Comercinho (07/10), Veredinha (09/10), Jequitinhonha (08/10) e Minas Novas (10/10). A iniciativa faz parte da terceira edição da campanha “ <http://www.promenino.org.br/campanhas/e-da-nossa-conta> É da nossa conta!”, com foco no semiárido. A ideia é promover debates e contribuir para a conscientização sobre o tema, incidindo também nos indicadores sociais da região. 

O objetivo da campanha “É da nossa conta!” é sensibilizar a sociedade a fim de reconhecer as formas de trabalho infantil e os locais onde ele acontece, estimulando a busca por soluções para esse problema. ChildFund Brasil e Fundação Telefônica Vivo atuam por meio de ONGs parceiras que realizam, junto às comunidade atendidas, ações de conscientização e prevenção acerca
do tema. No Vale, as famílias estão no centro das discussões, uma vez que são identificadas como atores-chave no combate ao trabalho ilegal de crianças e adolescentes. 

Cada cidade conta com uma ONG local para viabilizar os debates e ações da campanha. Em Veredinha, quem atua é a ADECAVE (Associação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente de Veredinha); em Minas Novas, o parceiro é a AMPLIAR (Associação Minasnovense de Promoção ao Lavrador e Infância Área Rural); já no Jequitinhonha, é o CONACREJE (Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha) e em Comercinho, a ARAIC (Associação Rural de Atendimento Infanto-Juvenil de Comercinho).

 No mês de outubro acontecerão diversas ações da Campanha nesses municípios, tais como: oficinas com famílias e líderes comunitários, blitz de entrega de materiais da campanha, flash mob com crianças e adolescentes, rodas itinerantes de leitura, palestra para profissionais da rede de atendimento, ruas de lazer, apresentações de teatro, entre outras.

 O Brasil é um dos países comprometidos a eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015 e a erradicar a totalidade do trabalho infantil até 2020, conforme proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, o Brasil tinha cerca de 3,7 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, das quais 1,5 milhão estavam concentradas nos estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

 Parceiras desde 2012, ChildFund Brasil e Fundação Telefônica Vivo atuam na região para a prevenção, combate e conscientização do trabalho infantojuvenil. “A violência contra crianças não pode ser justificada de forma alguma. Impedi-la e enfrentá-la é uma tarefa de toda sociedade. Por isso, a parceria entre o ChildFund Brasil e a Fundação Telefônica Vivo é tão importante. Através do projeto Melhor de Mim, muitas crianças já saíram de uma situação de trabalho infantil que as impedia de desenvolver todo o seu potencial e isso é motivo de muita alegria para nós. Mas ainda há muito por fazer e por isso essa parceria é tão importante”, explica Gerson Pacheco, diretor nacional do ChildFund Brasil. Por meio da assistência direta (oficinas no contraturno da escola, acompanhamento escolar, educação sociofinanceira e encaminhamento para outros serviços do município), 88% das crianças e adolescentes atendidos na região já foram retirados de situações de vulnerabilidade em relação ao trabalho. 

 É da nossa conta!

A campanha “É da nossa conta!” acredita na educação para transformar o atual cenário social brasileiro. E o trabalho é um dos principais motivos pelos quais crianças e adolescentes comprometem os estudos. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Telefônica Vivo acerca dos impactos socioeconômicos do trabalho infantil, cerca de 20% das crianças e adolescentes que trabalham não estudam. O difícil acesso ao conhecimento gera um baixo nível de capital humano, acarretando um ciclo vicioso, no qual os jovens continuam, quando adultos, com baixas rendas, como os pais. 

 Nesta terceira edição da campanha, a iniciativa mantém as ações em redes sociais a fim de sensibilizar até 35 milhões de internautas. Contudo, por meio de ações locais - como oficinas com famílias, professores, conselhos tutelares, programas de rádios, oficinas com jovens e empregadores, pretende-se alcançar mais de 280 municípios, mobilizando mais de 80 mil famílias. 

“A intenção das ações locais é engajar e conscientizar a população sobre a importância do problema. Já a presença digital acontece para que todos possam acompanhar e participar compartilhando nas redes. A ideia aqui é transformar o nosso padrão cultural de naturalizar e aceitar o trabalho infantil em ações de combate e reconhecimento das formas de trabalho ilegal”, explica Patricia Santin, gerente da área de Infância e Adolescência da Fundação Telefônica Vivo. 

A campanha “É da nossa conta!” também tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da OIT para levar adiante um projeto composto por diversos tipos de atuação no combate ao trabalho infantil no Brasil.

 Sobre o ChildFund Brasil

 O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de uma sólida experiência na elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania. 

Visando promover resultados duradouros, os projetos sociais são desenvolvidos com o envolvimento das famílias, comunidades e sociedade na criação de ambientes de proteção e cuidado para as crianças, adolescentes e jovens. 

Acreditamos que, dessa forma, as crianças podem se desenvolver e tornarem-se adultos capazes de liderar mudanças positivas e sustentáveis em suas próprias vidas e comunidades. E quando conseguimos mudar o futuro de uma criança, mudamos também o mundo.

No Brasil, a organização já atua há 48 anos e atualmente está presente em 46 municípios e mais de 638 comunidades, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Amazonas. Atende mais de 99 mil crianças, adolescentes e jovens, em 57 organizações sociais parceiras, beneficiando diretamente aproximadamente 157 mil pessoas entre crianças, adolescentes e suas famílias. Em 2013 foram investidos mais de R$ 23 milhões em programas sociais e atualmente a organização conta com cerca de 3.000 voluntários.

 Sobre a Fundação Telefônica Vivo

 Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 16 países.