O presidente da Câmara de Vereadores de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, foi preso na manhã deste domingo (5), fazendo boca de urna.

De acordo com a Polícia Militar, durante policiamento ostensivo em frente à Escola Estadual Felisburgo, os policiais foram procurados por um delegado eleitoral, que relatou que um fiscal teria flagrado o vereador Gilson Batista Costa, presidente da câmara do município, entregando vários “santinhos” de dois candidatos a deputado Roberto Botelho (Estadual) e Rodrigo de Castro (Federal).

A fiscal ainda relatou aos militares que o vereador teria entregado os santinhos a ela, para ser distribuído a parentes que residem na Comunidade da Prata. Diante da denúncia, o vereador foi procurado e localizado pelos policiais.

Ao ser encontrado, Gilson Batista confirmou as alegações da fiscal, informando que o material era para ser distribuído a parentes dela, que teriam pedido por não terem ainda em quem votar. Diante dos fatos, o MM Juiz de Direito da Comarca de Jequitinhonha, Dr. Gustavo Moreira, recomendou aos militares que o vereador permanecesse detido até às 17 horas.

As penas para esses crimes eleitorais variam de 6 meses a um ano — com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período — e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Aranãs / Diário do Jequi