Uma equipe técnica da Diretoria de Tecnologia e Sistemas (DTS) da Polícia Militar de Minas Gerais, composta pelo 1º Tenente Leandro Sérgio Lambertucci Barroso, pelo 2º Sargento Breno Fidelis Anacleto e pelo Soldado Magno Ferreira da Silva, chegou na manhã da última quinta-feira (18) à Teófilo Otoni para providenciar a implantação de trinta e cinco câmeras de vídeo do Sistema de Monitoramento Urbano, conhecido por Projeto Olho Vivo. 

A equipe tem a missão de implantar as câmeras de vídeo em pontos estratégicos levando-se em consideração os locais de maior incidência do cometimento de crimes dentro do perímetro urbano da cidade de Teófilo Otoni. A estimativa é que com o Olho Vivo aja uma redução considerável das estatísticas do crime contra o patrimônio, pois o vídeo monitoramento é um eficaz instrumento de prevenção e combate à criminalidade. Devido ao seu posicionamento estratégico a câmera exerce um forte efeito intimidativo sobre cidadãos infratores demovendo-os da prática criminosa. Além dessa função preventiva fornece instrumentos de grande valia para a persecução criminal, pois captam imagens de atos delituosos, auxiliando, assim, a elucidação da materialidade e da autoria dos crimes praticados. 

A previsão da Equipe Técnica da DTS para o funcionamento do Projeto Olho Vivo em Teófilo Otoni é para o mês de dezembro. Ainda existem pendências burocráticas para a execução / instalação de dezesseis câmeras, do lote das 35 câmaras inicias, porém são devidamente sanáveis, pois dizem respeito à assinatura do alvará por parte da Prefeitura e assinatura de um convênio com a CEMIG, o que já está sendo providenciado.