Os empresários que participarem do Programa de Regionalização de Frigoríficos de Minas Gerais (Profrig) terão atenção especial do Governo do Estado por meio de secretarias que atuam nos segmentos relacionados à viabilização dos projetos. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, na primeira reunião do Grupo Gestor do Profrig, realizada nesta quarta-feira (21), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

De acordo com Merlo, esta é uma oportunidade para todos os empreendedores do setor de carnes. Ele informou que o Grupo Gestor será formalizado por uma resolução conjunta com a participação de representantes de seis secretarias de Estado e instituições vinculadas e vai analisar todos os aspectos relativos a cada proposta. 

O secretário diz que o interesse em participar do programa já foi manifestado por 12 empreendedores. “Um volume expressivo, pois o objetivo inicial é criar pelo menos 21 abatedouros certificados em municípios e microrregiões do Estado. Todos os projetos que forem apresentados deverão atender ao abastecimento de carnes inspecionadas para 100 bovinos e suínos com investimentos em torno de R$ 4 milhões”, explica Merlo. 

Regularização dos abates

O objetivo do Profrig é disponibilizar produtos de origem animal  inspecionados para toda a população mineira, pois o Estado tem uma importante participação no mercado de carnes do Brasil e se destaca com as exportações do produto, acrescenta o secretário.  “Os abatedouros terão orientação para desenvolver seus projetos tendo em vista a agregação de valor ao produto, o que possibilitará inclusive a colocação do produto no mercado mundial, garantia de boas receitas.”  

Ele ainda observa que a criação do Grupo Gestor – coordenado pela Seapa – deve fortalecer a aposta dos empreendedores no Profrig. “O grupo tem a missão de resolver todas as questões relativas à implantação e ao desenvolvimento de abatedouros de carne inspecionada e que contribuirão para a regularização dos abates em Minas Gerais”, assinala.

“Cada instituição do governo que participa do grupo atende às necessidades específicas dos empreendedores para a concretização de projetos sustentáveis”, diz o assessor técnico do programa Minas Carne da Secretaria da Agricultura, Bruno de Barros Ribeiro de Oliveira.

Já o subsecretário do Agronegócio da Seapa, Antônio Gama, e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, reforçam a importância do Profrig no combate ao abate clandestino. Para Neto, “o Grupo Gestor deve oferecer condições para que o Profrig sirva de modelo para o país”.     

O Grupo Gestor do Profrig é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com as vinculadas IMA e Emater-MG. Integram a parceria as Secretarias de Saúde, Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).