O PSDB de Minas Gerais entrou, nesta terça-feira (20), junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), com representação contra o ex-ministro e pré-candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, o presidente do PT-MG, deputado Reginaldo Lopes, o deputado Pompílio Canavez (PT) e o prefeito de São João del Rei, Helvécio Luiz Reis (PT), entre outros, por fazer propaganda eleitoral, com pedidos de votos, em cerimônia pública para entrega de maquinário a prefeituras mineiras.
Na ação, o PSDB-MG pede que os representados sejam multados pela conduta vedada e fiquem inelegíveis pelo prazo de oito anos, além de terem cassados os registros de suas candidaturas.
A solenidade foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, no Parque de Exposições de São João del Rei, no dia 28 de abril. Foram entregues motoniveladoras e caminhões caçamba para 161 municípios, dentro do PAC 2.
Segundo relato de alguns prefeitos que participaram da solenidade, durante todo o evento o locutor oficial repetia que era “importante eleger Pimentel para a integração dos dois governos” e também afirmava que “o nosso pré-candidato Pimentel é o melhor, pois, como já foi prefeito, conhece as necessidades dos municípios.”
Cada um dos 161 prefeitos foi convidado a receber das mãos de Fernando Pimentel a chave simbólica dos veículos e também posar para fotos. “Fernando Pimentel, ao contrário dos demais presentes, não exerce cargo público. Então, qual razão de estar presente como personagem de maior destaque do evento?”, questiona o presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana.
As fotos foram usadas posteriormente em páginas oficiais de diversas prefeituras para repercutir a solenidade e dar destaque à presença do pré-candidato do PT, assim como dos parlamentares petistas presentes. As fotografias foram enviadas aos prefeitos pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del Rei.
Na representação, o PSDB-MG solicita também informações dos custos da realização do evento no município, mas, sobretudo, quanto foi gasto na aquisição das máquinas, bem como o transporte de todo o maquinário para o Parque de Exposições.
No pedido de liminar, o partido pede ainda que o Ministério do Desenvolvimento Agrário deixe de realizar solenidades para a distribuição de maquinários com a presença de “notórios” pré-candidatos às eleições de outubro.