A cidade de Jacinto, situada no belo Vale do Jequitinhonha, tem enfrentado uma série de desafios que a têm levado a uma situação de extrema instabilidade financeira, política e jurídica nos últimos sete anos. O cenário atual é marcado por uma profunda insegurança que tem afetado diretamente a vida dos cidadãos locais.

Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação dos diplomas do prefeito Leonardo Augusto (PRB) e seu vice, João Alves Berberino (PP), por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. Essa decisão trouxe consigo um grave problema jurídico e uma profunda insegurança política para Jacinto.

Em eleição extemporânea, o atual prefeito, Junior de Denir, foi indicado e apoiado pelo prefeito cassado Leonardo Augusto (Leo do Ponto Certo). No entanto, logo em seguida, a cidade passou a enfrentar outro grande problema: crise política e administrativa.

Em meio a esse contexto conturbado, as investigações policiais trouxeram à tona um escândalo ainda maior. A Operação Dígito 8, realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal, desarticulou um esquema de fraudes em pagamentos de guias de arrecadação via QR Code PIX, lançando luz sobre a fragilidade dos sistemas de segurança das instituições financeiras. Esta operação foi considerada uma das mais significativas contra crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro no Brasil, evidenciando a complexidade dos desafios enfrentados pela cidade.

Diante desses eventos, a população de Jacinto se vê imersa em um sentimento de desespero. No entanto, é impossível não recordar dos anos de estabilidade e prosperidade que a cidade experimentou sob a gestão do ex-prefeito Dantez, entre 2009 e 2016.

Durante seu mandato, Dantez foi responsável por uma verdadeira transformação na cidade, sendo reconhecido como o prefeito que mais investimentos trouxe para Jacinto. Seus feitos incluem a construção de dois bairros, 70 casas, construção de 400 banheiros, a distribuição de mil lotes, a construção e reforma de postos de saúde, quadras esportivas, farmácias e outros equipamentos públicos essenciais.

Além disso, Dantez investiu na melhoria da infraestrutura urbana, adquirindo maquinário e veículos para beneficiar a comunidade. Ele também implementou políticas que valorizaram os servidores municipais, garantindo pagamento rigorosamente em dia, plano de carreira para os professores e benefícios como cartão de crédito.

Ao final de seu mandato, Dantez deixou um legado notável: uma cidade mais desenvolvida, com serviços públicos de qualidade e sem dívidas pendentes. Seu exemplo ressalta a importância de ter um líder comprometido com o bem-estar da população e capaz de promover o progresso em meio a adversidades.

Em tempos de crise e incertezas, os cidadãos de Jacinto anseiam por uma liderança como a de Dantez, alguém que possa devolver a estabilidade e a esperança à sua querida cidade no Vale do Jequitinhonha.