O Vale do Lítio começou a exportar os primeiros lotes do mineral. Nesta quinta-feira (27/7), o embarque das primeiras 15 mil toneladas foi acompanhado pelo governador Romeu Zema, no Porto de Vitória, no Espírito Santo.  

Extraído da região do Vale do Jequitinhonha pela Sigma Lithium, que atua entre as cidades de Itinga e Araçuaí, esse mineral é utilizado em aplicações como baterias, ligas metálicas, dispositivos médicos e produção de fármacos, tendo sido enviado do Brasil para a empresa chinesa Yahua. 

Os prefeitos de Itinga, João Bosco Versiani Gusmão (Bosquinho) e de Araçuaí, Tadeu Barbosa de Oliveira, se destacaram na defesa da extração do minério, ressaltando os benefícios econômicos e sociais para a região. 

Durante o carregamento da primeira remessa, o governador Romeu Zema disse se tratar de um ponto de inflexão. “Esta data é um marco para Minas Gerais, para o Vale do Jequitinhonha e para o Brasil. A partir de hoje, o Brasil se transforma em um país exportador de lítio, o metal da transição energética”. 

O governador de Minas Gerais esteve no porto para a cerimônia que marcou essa primeira remessa com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, Geraldo Alckmin, além do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e da CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral Gardner. 

Nesse primeiro lote, estão sendo exportadas 15 mil toneladas de lítio pré-químico premium e outras 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos sem produtos químicos, empilhados a seco. A estimativa da Sigma Lithium é de exportar 130 mil toneladas até o final do ano.