O governador Romeu Zema (Novo) disse, nesta quinta-feira (23), que estará em Brasília na próxima semana para cobrar uma solução da União para as rodovias federais que cortam o Estado.

Segundo Zema, a agenda com o Ministro da Infraestrutura e dos Transportes deve priorizar as estradas que estão cedidas à iniciativa privada. "Temos que ver como vai ficar a relicitação de alguns trechos como a BR-040, a duplicação da BR-381 e cobrar melhorias para outros", argumentou o governador do Estado que tem a maior malha rodoviária federal do país.

A BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, é toda pedagiada. O último trecho leiloado foi entre a cidade mineira de Juiz de Fora e Brasília, em dezembro de 2013. A vencedora foi a Invepar, que opera sob o nome de Via 040. A empresa já declarou ao governo que não tem interesse em seguir com o contrato.

Zema participou de um evento em uma mineradora de lítio, no Vale do Jequitinhonha, e aproveitou para reforçar que vai melhorar a estrutura das vias estaduais na região. "Estamos atentos, buscando melhor estrutura, fazendo parcerias com a iniciativa privada e garanto que no meu governo nós teremos a melhoria da região", concluiu.