O mundo está passando por um intenso processo de urbanização e crescimento populacional. Mas, infelizmente, este crescimento acelerado das cidades está sendo feito sem planejamento e sem infraestrutura adequada para dar qualidade de vida a todos nós, causando muitos problemas ambientais, sociais e econômicos.

Derrubamos e queimamos florestas inteiras sem pensarmos nas consequências desse desmatamento para os animais e para a sociedade. Ocupamos, com o crescimento rápido e desordenado das cidades, lugares inadequados para moradias, normalmente com sérios riscos de desmoronamento, alagamento, e lugares que são muito importantes para a preservação do ambiente.

Precisamos discutir e olhar os problemas que nosso município enfrenta e, juntos, planejarmos qual será o conjunto de ações que devemos pôr em prática em nossa região para melhorar a vida e a saúde de todos nós.

Com esta preocupação e visão de desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Mata Verde, com empenho da prefeita Irone Bento e o vice-prefeito George, começou um grande projeto: a elaboração do PLAMSAN - Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Por iniciativa da Prefeita Irone Bento na busca de uma melhor qualidade de vida para a população, onde o planejamento determinará as ações futuras e a universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto; limpeza pública e manejo dos resíduos, drenagem e manejo das águas pluviais.

Estes instrumentos de planejamento são exigências federais (Lei 11.445/2007 e Lei 12.305/2010) e deveriam ter sido elaborados desde 2012 e ambos são exigidos no momento que o Município busca recursos junto ao Governo Federal.

Um Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos bem-feito, ou seja, elaborado de forma correta e por profissional qualificado, sendo periodicamente avaliado e reavaliado, é um importante instrumento de planejamento, principal guia com que contará a Administração Municipal para orientar de forma integrada e sinérgica as transformações urbanas necessárias para que as futuras gerações encontrem o que precisam para viver bem: trabalho, educação, saúde e segurança, em cidades mais bonitas, mais amenas e socialmente mais justas.

Este trabalho que está sendo realizado em Mata Verde, abrange todo território do município, incluindo área urbana e rural. Seguindo a orientação do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei 14.026/2020), o Município se prepara para uma possível regionalização a ser desenvolvida pelo Governo do Estado. A Prefeitura larga na frente e prepara seu PLAMSAN para ser utilizado neste futuro cenário.

Com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos a Prefeitura, através da consultoria contratada elaborará os seguintes serviços, também exigido pelos órgãos de fiscalização e controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas.

  • Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil
  • Plano Municipal de Coleta Seletiva
  • Programa Municipal de Educação Ambiental
  • Preparação do Município para a Logística Reversa
  • Rota Tecnológica para os RSU

Todos estes serviços já estão em processo de elaboração no Município, o que irá garantir investimentos, parcerias e inclusão social de catadores na gestão municipal de resíduos sólidos, gerando emprego e renda, transformando Mata Verde numa cidade agradável e sustentável.