A Comissão de aprovados para o cargo de Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais está mobilizando lideranças e buscando apoio de deputados e outras autoridades em busca da convocação de todos os aprovados no Concurso da Polícia Civil mineira, realizado em dezembro/2021. 

O certame contou com a participação de 25.760 candidatos, tendo um total de 3.720 aprovados. O último concurso para a carreira aconteceu há 7 anos. 

A Policia Civil de Minas Gerais contava com um déficit de 41% de servidores, algo em torno de 4.696 cargos vagos em todo o Estado de Minas Gerais. Dessa forma, há um déficit em torno de 45% de investigadores na PC e inquéritos se acumulam nas delegacias de Minas Gerais, ainda assim o Estado por meio do concurso para investigador disponibilizou apenas 30 vagas. 

“É inquestionável o fato de que apenas 30 vagas não supri a carência de recursos humanos que existe na PCMG, o que compromete o desenvolvimento e a realização de diligências de forma eficaz e satisfatória para a sociedade além de sobrecarregar os servidores públicos da ativa. 

Nossa luta é pela convocação de todos os aprovados para o cargo de Investigador da PCMG, o que ainda fica aquém do número de cargos vagos na carreira, zelando assim pelos princípios da eficiência e razoabilidade da Administração Pública e buscando zelar pelo princípio da eficiência e efetividade do serviço público”, destaca a comissão formada por aprovados de diversas regiões do estado. 

DEMANDA E SOBRECARGA 

A mobilização tem muito sentido em função do número de vagas e até mesmo a sobrecarga de serviço. Especialmente o interior do Estado tem cobrado que o Poder Executivo Estadual estabeleça um plano de recomposição dos quadros de pessoal da área da segurança, bem como que seja definido um cronograma para nomeação dos excedentes dos últimos concursos realizados, não somente para a Polícia Civil, como para as outras forças da área. 

Na prática, se está faltando delegado e escrivão nas delegacias, se estão faltando militares nos destacamentos da PM, os que estão nas unidades estão sobrecarregados e isso também impacta no número de licenças médicas e outros problemas. 

Nos últimos dias, aprovados como excedentes nos concursos especialmente da Polícia Civil estão mobilizando contatos com deputados e outras lideranças e solicitando apoio para que seja ampliada a convocação. 

A mobilização também interessa à população em geral.