Os altos valores cobrados pela COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais – nas taxas de esgoto no estado de Minas Gerais têm levado as pessoas a reclamarem e protestarem contra esse abuso. 

Na região do Vale do Jequitinhonha, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) extremamente baixo, com população com baixo poder aquisitivo, e sem nenhuma presença industrial, essa situação se torna mais desesperadora. 

Visando diminuir esse sofrimento, o vereador Nata da CDN, presidente da Câmara Municipal de Almenara e também presidente da ACAMBAJ (Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha), entregou, na última quarta-feira (16), um ofício ao deputado federal Zé Silva. 

Acompanhado do prefeito almenarense Ademir Gobira, o parlamentar, representando os presidentes das Câmaras que fazem parte da Associação, solicitou ao deputado federal que interceda junto à ARSAE - Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais – para que o órgão possa pressionar a COPASA a reduzir e/ou até mesmo extinguir essa taxa. 

A população do Vale do Jequitinhonha demonstra, assim, ter uma voz ativa que se levanta em defesa de seus direitos.